espiritualidade

A Gratidão como Prática Espiritual

Vou confessar: não acreditava muito no poder da gratidão. Julgava ser apenas uma maneira bonitinha de mascarar a realidade, porém a espiritualidade mostrou que as coisas eram um pouco diferentes. Meus estudos e experiências levaram a admitir sua imensa capacidade transformadora.

A gratidão é uma prática espiritual. Isto é, como eu expliquei neste texto, ela se apresenta como uma ferramenta à nossa disposição capaz de nos colocar em contato com o Divino e adentrar nosso inconsciente. Por meio de sua energia, elevamos nossa vibração e purificamos nossa mente, emoções e alma.

Como isso acontece? A gratidão desenvolve uma nova perspectiva e atitude perante nossa vida. No momento que aceitamos que nada nos acontece por acaso, que tudo é uma lição que nos impulsiona à evolução, por mais dolorosa que seja, a felicidade é plantada em nosso coração. Somos gratos a cada experiência que o dia nos traz, e isto nos alegra.

Não perca a oportunidade de agradecer. É uma energia maravilhosa. Quando tudo te empurrar para baixo, agradeça e saia vitorioso. Lembre-se de que a essência é espiritual. E todo dia há alguma coisa para agradecer. Quanto mais você se sintoniza com o Pai Maior, mais grato você é.

A gratidão desenvolve essa sintonia. É um caminho de mão dupla. Por mais diverso que sejas religiões e formas de espiritualidade, todas possuem o agradecimento como uma prática fundamental.

E não é difícil implantar a gratidão ao longo do dia. Para começar, agradeça ao acordar. Incorpore-a em suas preces iniciais. Chame esta energia maravilhosa logo cedo. Torne-se consciente da presença divina que permeia a tudo.

Ao final do dia, agradeça por tudo de bom que lhe aconteça. Seja grato, também, a todas as dificuldades que enfrentou, permitindo que elas te ensinem e fortaleçam.

Cultive uma atitude de gratidão perante tudo e todos. Por exemplo, não pense mal daquele colega que você acredita ter te prejudicado. Em vez disso, esforce-se para ver tudo o que a convivência com ele te ensina. E agradeça.

Por fim, é necessário humildade para desenvolver a gratidão. Não estamos sozinhos nesse mundo e não somos independentes. A todo momento precisamos de alguém, seja deste plano ou de outro. Reconheça a grandiosidade de tudo o que existe diante de nós, e agradecer.

Anúncios

7 comentários em “A Gratidão como Prática Espiritual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s