Todo dia tem alguma coisa para agradecer

Entenda, tudo é aprendizado. Todas as coisas que nos acontecem nos ensinam alguma coisa, seja através da alegria, seja através da dor. Cada dia traz uma experiência nova e a experiência nos amadurece. Não há como regredir -desejando ou não, a evolução acontece. Você pode agir em sintonia com ela, ou ser arrastada por ela. E há uma razão para cada processo pela qual passamos. Agradecer é reconhecer isso.

Acontece que nossa memória falha muitas vezes e após um dia difícil tendemos a imaginar que somente problemas ocorreram conosco. Mas isso não é verdade. Quando emoções dolorosas estão presentes, nossa mente perde a visão do todo, como se existisse somente aquilo diante de nós. O agradecimento, neste caso, exercita nossa atenção para ver o lado bom de tudo.

Agradecer, no entanto, não é fingir que não existem problemas em nossa vida. O objetivo não é criar ilusões. Mas ter uma atitude otimista diante das dificuldades da vida. Reconhecer que há um porquê por trás do que está acontecendo e que aquilo que nos aflige também está nos fortalecendo. Na vida nenhuma experiência se perde. Tudo volta-se para nosso crescimento.

Por meio dessa atitude para com a vida, desenvolvemos uma alegria natural. Enfrentamos tudo com leveza. Agradecer, apesar de tudo, é aceitar que nada é por acaso. Há uma força maior conduzindo nossos passos e o destino final é bom. Os bons espíritos são felizes. Isso nos aguarda. Mas para se chegar a esse estado, há de se passar pelas mutações necessárias. E ninguém nos ensina melhor isso do que a própria vida, ela é nossa mestra principal, dura e rigorosa.

Estar encarnado é um motivo suficiente para ser grato. A encarnação é a expressão do perdão e amor de Deus. É a oportunidade que nos foi dada de compensarmos o mal que fizemos e o desenvolvermos o que há de melhor em nós. Somos espíritos imortais, habitantes das galáxias, com o potencial de tornarmos um com o Divino. Esta é a nossa verdadeira natureza e agradecer é lembrar disso.

As dificuldades não irão embora. Os problemas surgem e desaparecem em diferentes ciclos. Não está em nosso poder interromper este movimento. O que podemos fazer é desenvolver uma outra postura frente aos desafios de cada dia. Agradecendo, ir construindo as bases emocionais e espirituais para firmar-se na paz interna. Agradecendo, não se identificando com o exterior, mas na imensidão do que você é.

A gratidão é uma prática espiritual, um meio hábil de nos conectarmos com o divino e crescermos espiritualmente. Ela eleva nossa vibração. Planta pensamentos positivos. Um exercício simples: no fim do dia, agradeça a três coisas diferentes. Isto vai desenvolver uma boa memória para aquilo de positivo que você viveu a cada dia.

O agradecimento nos torna mais humildes. Permite-nos encontrar felicidade nas pequenas coisas. Reconhecer Deus em tudo. Aprender a trabalhar com o que já tem, e não se preocupando com aquilo que não tem. É o ato de fé que reconhece que a espiritualidade é sábia e sabe o que faz, portanto não reclama, não levanta lamúrias. É, por fim, aceitar o que a vida é e, portanto, ser grato a ela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s