A importância do apoio da comunidade espiritual

É possível vivenciar toda caminhada de desenvolvimento espiritual sozinho, de forma isolada e independente? É sim. E são muitos os que buscam isso. No entanto, há muitos benefícios em fazer parte de algum agrupamento espiritual, e dificilmente eles podem ser ignorados. E é um pouco sobre isso que escreverei hoje.

Por que tantos querem hoje praticar a espiritualidade de forma individualizada? Há um mito por aí que dissemina a ideia de que devemos ser absolutamente independentes do resto da nossa sociedade. Que devemos resolver todos os nossos problemas com as nossas próprias mão, que os outros nada podem fazer por nós. Que somos responsáveis por tudo que é negativo que acontece conosco e que, portanto, cabe a nós mesmos lidar com isso sozinhos.

Precisamos ser cuidadosos nesse ponto. De fato, no fim, nós é quem somos responsáveis por nós mesmos, e tudo o que sofremos é, em larga medida, resultado do que plantamos no passado. Contudo, é preciso entender um pouco a especificidade humana. Somos seres sociais, vivemos em grupos e ante toda ação nossa, há pessoas envolvidas, seja motivando, seja sentindo as consequência dessas ações.

Da hora que nascemos, até o dia de nossa morte, não há momento em algum que não estejamos dependendo de outras pessoas. A nossa comida foi produzida por outra pessoa, as nossas roupas foram confeccionadas por outras pessoas, o material da qual é feito nossas residências foram coletadas por outras pessoas, e a lista vai longe. Estamos conectados uns aos outros de tal forma que o que acontece do outro lado do planeta afeta a nós onde estivermos.

Não há, assim, pessoa realmente independente. Não existe, de fato, isolamento social. Até mesmo os eremitas nas montanhas tiveram que, alguma hora, aprenderem com outros antes de poderem se afastar da civilização. E o que tudo isso tem a ver com espiritualidade?

Veja bem, muito. Em primeiro lugar, os valores que a espiritualidade nos convida a cultivar, como a paciência, a generosidade, o amor, o perdão, entre outros, são valores que, em geral, envolve outras pessoas. É em contato com a sociedade, com as pessoas do dia-a-dia, com a família, que podemos colocar em prova esses valores. É quando alguém está gritando com a gente que encontramos a melhor oportunidade de desenvolvermos a tranquilidade e o perdão. E, principalmente, é em meio a outras pessoas que podemos praticar a caridade.

Em segundo lugar, está o apoio da comunidade espiritual, cuja relevância não é pequena. Aquele agrupamento espiritual já tem toda uma estrutura formada. Está funcionando. Auxiliando pessoas e mais pessoas regularmente. Você vai encontrar ali apoio, suporte, acolhimento. Proteção. Presenciará uma fórmula que há anos e anos tem melhorado a vida das pessoas.

É no agrupamento também que você encontrará pessoas mais experientes que poderão te auxiliar na sua caminhada. É necessário preparo para lidar com muitos assuntos do espiritual. Se você deseja, por exemplo, desenvolver sua mediunidade, é importantíssimo que você esteja junto a pessoas que já a desenvolveram e possam acompanhar o seu processo. Lembre, Jesus não se autobatizou. Antes, ele buscou João Batista para isso. E ele também não agiu sozinho. Chamou os 12 apóstolos para acompanhá-lo.

Por este motivo, é preciso ter humildade. E não ser arrogante e dizer que não precisa de ninguém. Romper com o individualismo. Entender que o que estamos lidando é sério demais, exige muita responsabilidade. E em grupo somos mais fortes para lidar com esta responsabilidade. Se um cai, o restante o coloca de pé.

Mas é claro, tomem muito cuidado. Há agrupamentos e agrupamentos por aí. Não acredite em tudo. Observe bastante antes de ingressar em um grupo. Procure um lugar onde você se sinta bem. E as coisas vão dar certo!

“Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali estou no meio deles”.

Anúncios

4 pensamentos sobre “A importância do apoio da comunidade espiritual

  1. Os relacionamentos pessoais e a espiritualidade – ASTROCURA

  2. Não há mais espaço para submissão cega e inquestionável – ASTROCURA

  3. A Espiritualidade Simples – ASTROCURA

  4. A LEITURA COMO UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL – ASTROCURA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s